Carlo Ginzburg reuniu nove ensaios reflexivos e nomeou-os em um livro com o título “Olhos de Madeira”, inspirado na figura do Pinóquio no famoso conto de Carlo Collodi. Podem ser olhos de madeira que nos olham estranhamente, de maneira fria, sem expressão ou podem ser os nossos olhos que deveriam ser estranhos olhos de madeira; penso que devam ser os dois.O autor nos leva por um mundo de personagens literários bastantes conhecidos no mundo cultural das letras começando com Marco Aurélio e chegando até os dias atuais. É um convite a olhar e ser olhado; é um convite a usar a pupila dos olhos para sermos pupilos dos olhos dos mestres; nos excita a sermos ingênuos e ao mesmo tempo, despretensiosos e com isso treinar e exercer o estranhamento. A proposição de Ginzburg é difícil e ao mesmo tempo instigante. Resta-nos a coragem de nos sentir bonecos de pau, para então começar a transformação em seres de carne, osso e sangue.
Haloween
Há 14 horas
Oi
ResponderEliminarEu estou olhando alguns Blogs e quando acho interessante eu comento, gostei do teu os meus dois Blogs são sobre filmes se tu tiver interesse de conhecer sem compromisso te espero lá.
Bjs
Luciana
Oi Mary, obrigada por retribuir a visita e pelo elogio, no começo do Blog é bem complicado mas depois que se acostuma só vai, vou te acompanhar anônima assim que faço com meus amigos se precisar de ajuda é só falar não sei muito de Blogs também, mas o que eu sei de repente pode ser bom pra ti.
ResponderEliminarBjs e uma ótima noite de sábado.
Luciana