quinta-feira, 30 de abril de 2009

O menino do pijama listrado


Seria leviano, e até irresponsável, rotular a obra literária "O menino do pijama listrado", de John Boyne, como mais um melodrama sobre o Holocausto protagonizado por crianças. O livro, na minha opinião, foi construído de forma consistente e com bom gosto, sem apelações. Apesar de seguir uma linha existencialista, o autor considerou desnecessário perder tempo mostrando explicitamente o horror por que passavam os judeus nas mãos dos nazistas - isto já é do conhecimento do leitor.
A história é uma espécie de fábula, cujos personagens são a família de um comandante nazista e um judeu prisioneiro, de apenas 09 anos. No turbilhão do caos, nasce uma amizade entre o filho do comandante com o menino judeu, separados por uma cerca eletrificada de um campo de concentração. O livro retrata isso, usando o olhar puro de uma criança para falar do absurdo descomunal do Holocausto. Vamos desvelando a história aos poucos, por meio das perguntas do ator principal, como um explorador infantil em busca de aventuras. E é exatamente esse o charme, o fascínio e o encanto desse livro de 186 páginas.Uma fábula sobre uma amizade, sobre a pureza e a inocência das crianças em contraste com os piores crimes que o homem já ousou cometer.
O desfecho é surpreende, pois vai bem mais longe do que o espectador poderia supor.
Considero este, um dos livros mais incríveis que já li, me lembrando um pouco da fábula do Pequeno Principe, de Antoine Exupery. John Boyne , é um absurdooo de bom e vale a pena conferir sua obra literária.

Sem comentários:

Enviar um comentário

My Journey

Trata-se de um blog pessoal, onde sinto-me à vontade para falar sobre my way and my journey.

Amigos que Acompanho

Acompanham-me..!!

Bem....

Bem....

Obrigada pela visita e volte sempre!

Obrigada pela visita e volte sempre!