sábado, 22 de agosto de 2009

Vibrador e orgasmo




Esta semana dando umas voltas na net, alguns post me chamaram a atenção quanto a elevação da preferência do vibrador, durante a prática sexual entre casais. Daí, resolvi fazer uma pesquisa sobre o tema e descobri algumas curiosidades acerca da sua origem que decidi compratilhar neste blog.

Transcorria o ano de 1880, cansado de masturbar manualmente as suas pacientes, o doutor Joseph Mortimer Granville patenteia o primeiro vibrador eletromecânico com forma fálica. Durante o século XIX, a massagem clítoriana era considerada o único tratamento adequado contra a histeria, de maneira que centenas de mulheres iam ao médico para que tivessem a zona massageada e induzidas a um "paroxismo histérico", hoje conhecido como orgasmo.Dr. Mortimer não imaginaria nunca que este objeto de prazer, tornaria-se presente nas relações sexuais no século XXI, com uma funcionalidade longe de ser assoacida a tratamentos de distúrbios psicológicos.

A histeria, suposta doença que os gregos tinham descrito como "útero ardente", converte-se numa espécie de praga entre as mulheres da época. Qualquer comportamento estranho "ansiedade, irritabilidade, fantasias sexuais" era considerado como um claro sintoma e a paciente era imediatamente enviada para receber uma massagem relaxante.isto me dá vontade de rir.

No final do século XIX a quantidade de mulheres que vão à consulta é tal, que os médicos já estão com problemas de LER(Lesões por esforço repetitivo) nas mãos e pulsos e então começam a inventar todo tipo de artefatos que lhes poupe o trabalho. A variedade de vibradores daquela época é absurda, muitos modelos funcionavam com energia elétrica, outros com baterias ou gás ou água, inclusive foram desenvolvidos alguns que funcionavam a pedal. E os aparelhos tinham velocidades que variavam de 1.000 a 7.000 pulsações por minuto.Há de se concluir que se os aparelhos da época fossem utilizados neles, com certeza eles desistiriam. Prestem atenção as fotos.

Devido a grande procura e quantidade, os preços logo começaram a ser compatíveis para uso doméstico e deixaram de existir somente nos consultórios médicos. Modelos como o "Barker Universal", o "Gyro-Lator" (bastante "sui generis" este nome ) ou a "Miracle Ball" (bola mágica) começam a ser comercializados através dos jornais de tiragem nacional.

- "A vibração é a vida". - Diziam alguns anúncios.
- "Porque você, mulher, tem o direito a não estar doente". - Era o principal mote de muitos catálogos femininos onde o vibrador era publicitado como "instrumento para a tensão e ansiedade feminina". Seu uso era promovido como uma forma de manter às mulheres relaxadas e contentes (o que não é uma inverdade total).
- "A vibração proporciona vida e vigor, força e beleza". - Ou ainda: - "O segredo da juventude foi descoberto na vibração". - Eram outras campanhas publicitárias do produto à época.

Sua comercialização chegou a tal extremo que alguns modelos incluiam um adaptador que convertia o vibrador numa batedeira de bolo. Pese ao que isso possa parecer hoje, naqueles anos a aplicação do vibrador sobre o clítoris era tida como uma prática exclusivamente médica. Na concepção androcêntrica – o homem como ser humano e "masculino" no centro dos acontecimentos – da época, ao não ter contato com o interior do orgão sexual feminino, aquilo não era considerado ato sexual.

Os problemas, os tabus e a grande "sacanagem" que quase todos imaginamos hoje em dia ao ler este texto, começam mais tarde, a partir de 1920, foi a partir deste ano que os médicos abandonaram o uso do vibrador em seus consultórios pois eles começaram a aparecer em filmes pornográficos. A partir desse momento, o vibrador começou a perder sua imagem de instrumento médico e nos finais dos anos 60, início da "queima dos sutiãs", o vibrador adquiriu a conotação que tem nos dias atuais, popularizou-se como um aparelho fundamental para a vida sexual da mulher.

Bem...existe solução pra tudo, menos para a morte e para pagamento de impostos.

8 comentários:

  1. Olá Mary,

    A repressão sexual imposta às mulheres é milenar. Promovida pelo poder Patriarcal.

    Somente no ínico do Século XX, com as brilhantes análises e observações de Freud foi que a mulher começou a enxergar uma luz no fim do túnel e já sabia que não era um trem vindo em sentido contrário.

    Anterior a Freude, o tratamento para os casos de hísteria variavam de pauladas, banhos gélidos, choque elétricos e por ai vai.

    No entanto o Pai da Psicanálise observou que 98% dos casos de histeria eram de origem sexual devido a brutal repressão sexual imposta à mulher pelas doutrinas religiosas e pela sociedade machista e a história tomou outro rumo que conheces melhor do eu.

    Excelente a sua postagem.

    Quero sugerir tambem dentro da medida do possível que voce fale sobre a MISOGINIA masculina e feminia, no Brasil do Século XXI.
    O que vc acha disso?

    Bom final de semana querida amiga!!!

    Alôha!!

    Hod.

    ResponderEliminar
  2. Errata: Onde se lê, Freude. Lê-se: Freud.

    Bjssu!!

    Hod.

    ResponderEliminar
  3. Oie passei para conhecer o seu blog e te convidar para visitar o meu tb. Lá eu falo sobre moda,posto meus looks diários e falo sobre as tendências que me inspiram!
    Espero que goste!
    bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Hod, se eu soubesse que possuias tamanha bagagem teria te consultado...kkkk...obrigada pela tua contribuição inteligente nos meus blogues.

    ResponderEliminar
  5. Oi Mary querida, sabes que a modéstia me impediria de dar um palpite sobre o tema que tens pleno dominio....KKKKKKKK!!

    Bj!!
    Hod.

    ResponderEliminar
  6. Assunto interessaante...não sabia....minha idéia era outra. Mas, vivendo e aprendendo. Parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Mutio bem!!!
    Também não sabia da origem do vibrador.

    ResponderEliminar
  8. quem diria...o vibrador fazer parte da evolução da humanidade. Mas, afinal, o sexo é uma pulsão de vida. Porque não?

    ResponderEliminar

My Journey

Trata-se de um blog pessoal, onde sinto-me à vontade para falar sobre my way and my journey.

Amigos que Acompanho

Acompanham-me..!!

Bem....

Bem....

Obrigada pela visita e volte sempre!

Obrigada pela visita e volte sempre!